Significado de Marujada substantivo feminino Multidão de marujos; maruja, marinhagem.
A marujada surgiu em Portugal, como comemoração às conquistas das terras encontradas por meio das navegações ultramarinas dos séculos XVI e XVII. Retrata a vida difícil dos marujos as longas travessias oceânicas daquela época.
A festividade acontece no município de Bragança. Lá, homens "marujos" e mulheres "marujas" percorrem a cidade imitando o balanço de um barco na água. A dança é comandada pelas mulheres e acompanhada musicalmente pelos homens, que usam violas, rabecas, violinos, tambores e cavaquinhos.
A Marujada, em Bragança, teve inicio em 1798 quando os senhores brancos atendendo ao pedido de seus escravos, permitiram a organização de uma Irmandade e a primeira festa em louvor a São Benedito.
A marujada é também chamada de fandango. É uma festa popular com música, encenações e coreografias. Revisado em 20.
A Festividade da Marujada é um elemento significativo que expressa práticas culturais de um patrimônio vivo que marca o universo cultural dos saberes e manifestações culturais. É um elemento da identidade; uma expressão que destaca os seus saberes como praticas que contribuem para as diferentes visões de mundo.
Explicação: Festejar e comemorar as conquistas marítimas.
O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. Ele desmbarcou por aqui no litoral sul, região do Brasil onde é mais dançado frequentemente. De dança palaciana passou a fazer parte do Entrudo, festa que é o "ancestral" do carnaval.
A Marujada é caracterizada pela dança, cujo ritmo principal é o retumbão. A organização e a disciplina são exercidas por uma "capitoa" e uma "sub-capitoa". É a "capitoa" quem escolhe a sua substituta, nomeando a "sub-capitoa", que somente assumirá o bastão de direção por morte ou renúncia daquela.
Durante a apresentação são feitas danças guerreiras e rezas. "É uma manifestação que está ligada aos marujos de navios negreiros e recorda a situação da escravidão e a travessia do mar.