verbo bitransitivo Atribuir pena a alguém; aplicar pena, castigo ou punição a: o juiz infligiu pena máxima ao réu; ele infligirá uma sentença rígida. Ocasionar prejuízo a: as enchentes infligiram despesas ao Estado.
Contudo, como são palavras com significados diferentes, devem ser utilizadas em situações diferentes. O verbo infligir significa aplicar pena de castigo, causando dano, prejuízo ou sofrimento a alguém; já o verbo infringir significa transgredir, desrespeitar, desobedecer.
Infligir se refere ao ato de aplicar um castigo ou pena, causando dano, prejuízo ou sofrimento a alguém: infligir dor, infligir tortura, infligir pena.
A lesão auto-infligida é um ferimento deliberado infligido por uma pessoa no seu próprio corpo, sem intenção suicida. O indivíduo que se auto inflige não procura, geralmente, terminar com a sua vida.
Transgredir; violar; desrespeitar.
Infligir e infringir são palavras parônimas, ou seja, apresentam similaridades fonéticas e ortográficas, mas também diferenças consideráveis de significado.
Infringir é quando alguém transgride, viola, desrespeita uma lei. Infligir é quando uma pena ou castigo é aplicado, quando alguém ou algo sofre algum tipo de dano ou prejuízo.
Infringir é transgredir, desrespeitar ou violar um princípio, um acordo, uma lei, uma regra ou determinação. Quem infringe comete uma infração. O verbo é transitivo direto. O Congresso decide quando o governante infringe ou não uma norma constitucional.
A lesão auto-infligida é um ferimento deliberado infligido por uma pessoa no seu próprio corpo, sem intenção suicida. O indivíduo que se auto inflige não procura, geralmente, terminar com a sua vida. Contudo, a lesão auto-infligida mais grave e letal é o suicídio.