Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). ... A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.
Esta expressão informa as seguintes características: 1) música é arte: manifestação estética, mas com especial intenção a uma mensagem emocional; 2) música é manifestação, isto é, meio de comunicação, uma das formas de linguagem a ser considerada, uma forma de transmitir e recepcionar uma certa mensagem, entre ...
Toda música tem algo a dizer sobre a sociedade em que ela estava inserida, ou seja, sobre seus costumes, seus códigos e regras, sua história, seus valores e moral, sua cultura. Toda música, então, carrega uma quantidade imensa de significado: cada música tem algo a nos dizer, assim como a arte em geral.
A palavra "música", em si, tem origem na expressão grega musiké téchne, que significa a arte das musas. Mas, segundo os estudiosos, há 4.000 anos os egípcios já possuíam um nível de expressão musical elevado pois, nessa época, as músicas eram ferramentas para cerimônias religiosas.
É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. ... Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
A música para mim é um combustível para a vida. É uma maneira de descrever e expressar humores e sentimentos, é uma linguagem universal e não é limitada a um certo tempo ou espaço.
Piaget, (In: WADSWORTH, 2003), com relação à linguagem musical na conduta infantil, classifica como: exploração, expressão e construção, referentes ao jogo sensório-motor, ao jogo simbólico e ao jogo com regras, respectivamente.
ELEMENTOS BÁSICOS Ao escrever uma peça de música, o compositor está combinando simultaneamente diversos elementos musicais importantes que chamaremos de componentes básicos da música. Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.
Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.
Melodia é o substantivo feminino que significa o encadeamento harmonioso e bonito de sons musicais. Com origem no grego meloidia, uma melodia é uma sucessão rítmica de tons em diferentes intervalos, e que é regrada pelo ritmo. Pode ser uma composição musical suave para uma voz ou coro, ou um poema que é cantado.