Sadraque, Mesaque e Abede-nego.
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego é uma história do 3° livro de Daniel. Os três se negam a adorar uma imagem de ouro construída por Nabucodonosor, e o imperador, como punição, os mandou atirar em uma fornalha em chamas. Confiantes em Deus, os três sobreviveram ilesos à punição, e Nabucodonosor passou a adorar a Deus.
29 Por mim, pois, se faz um decreto, que todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e a sua casa seja feita um monturo; porquanto, não há outro Deus que possa alivrar como este.
Daniel é um filho de Davi mencionado em 1 Crônicas 3:1. Esdras 8:2 menciona um sacerdote chamado Daniel que foi da Babilônia a Jerusalém com Esdras. O Livro de Ezequiel (14:14, 14:20 e 28:3) refere-se a um lendário Daniel famoso por sua sabedoria e justiça.
Um forno que pode esquentar acima de 1000°C (1832°F) é chamado de fornalha.
Daniel 3:19–27—Sadraque, Mesaque e Abednego são lançados em uma fornalha ardente e saem ilesos. Daniel 3:28–30—Nabucodonosor reconhece o poder de Deus e dá a Sadraque, Mesaque e Abednego uma posição de maior responsabilidade no reino.
Jogado à cova dos leões, Daniel é salvo pela fé - RecordTV - R7 O Rico e Lázaro.
Hananias, Misael e Azarias, ou por seus nomes babilônicos — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego — foram, segundo a narrativa bíblica, três jovens príncipes judeus levados como prisioneiros de guerra pelas tropas do Império Babilônico, em meio a Rebelião para Independência de Judá.
Daniel 2 Por revelação Daniel interpreta o sonho do rei Nabucodonosor, que diz respeito ao destino dos reinos da terra e ao reino de Deus nos últimos dias. Daniel 3 Sadraque, Mesaque e Abednego recusam-se a adorar a imagem de ouro do rei Nabucodonosor e são lançados numa fornalha ardente, mas o Senhor os salva.