Ouça em voz altaPausarPara se ter ideia de sua importância, o coração é o primeiro órgão que irá se desenvolver durante a gestação. Isso porque o sistema cardiovascular é essencial para oferecer nutrientes e oxigênio para o embrião em desenvolvimento e para eliminação de dióxido de carbono e restos metabólicos.
Ouça em voz altaPausarAo final da 8. ª semana após a fecundação (10 semanas de gestação), o embrião é considerado um feto. Durante esse estágio, as estruturas que já se formaram crescem e se desenvolvem.
Ouça em voz altaPausarA placenta começa a se formar; O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.
Ouça em voz altaPausarAo completar o 1 mês de gestação o embrião é tão minusculo que pode ser comparado a um grão de arroz medindo em torno de 5 mm. Ainda não tem formas e somente nas próximas semanas que se iniciará o desenvolvimento do tubo neural de onde surgirá o cérebro e a medula.
Ouça em voz altaPausar"Após o nascimento, o cérebro da criança continua a se desenvolver, atingindo o auge nos primeiros 3 anos. Até os 8 ou 9 anos existem algumas áreas que ainda não estão completamente formadas", explica o neuropediatra Luiz Celso Vilanova, da Universidade Federal de São Paulo.
Ouça em voz altaPausarO coração do bebê começa a bater a partir de espasmos involuntários a partir da 6ª a 7ª semana de gestação. Por isso que não é recomendado a realização do ultrassom antes deste período, já que corre-se o risco de não conseguir ver nada ou no minimo o saco gestacional com 6 semanas, nada além disso.
Ouça em voz altaPausarO embrião ainda é muito pequeno, medindo , aproximadamente 0,15 mm, sendo menor que uma semente de chia.
Ouça em voz altaPausarNa quinta semana, os hemisférios direito (responsável pelas funções espaciais e visuais) e esquerdo (responsável pela linguagem) já começam a ser formados. O ápice da produção de neurônios acontece na 10ª semana e, daí por diante, o bebê já reage a sons, mexe os bracinhos e começa a acumular uma série de experiências.
Ouça em voz altaPausarA fecundação ocorre ao fim da segunda semana. O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo, tornando-se mais espeso. Aqui começa a trajetória do bebê dentro da barriga da mãe.
Ouça em voz altaPausarDurante o primeiro mês, seu bebê é realmente minúsculo e tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça de alfinete. Você poderá notar um pequeno sangramento causado pela nidação, o implante do óvulo fecundado no útero.