Aspectos importantes sobre o papel do educador: - Organizar e estruturar o espaço de forma a instigar na criança a necessidade de brincar, além de facilitar a seleção das brincadeiras. ... -O educador deve dar o tempo necessário às crianças para que as brincadeiras surjam se desenvolvam e se encerrem.
Evidenciamos que a intervenção das professoras nas brincadeiras é de suma importância, pois são elas quem criam os espaços, disponibiliza materiais, oportunizam situações de aprendizagem, ou seja, faz a mediação na construção do conhecimento a partir das brincadeiras.
Para Piaget (1990), o brincar é uma das formas de proporcionar o desenvolvimento cognitivo. Ele entende o brincar como uma atividade espontânea, associada ao prazer, favorecendo processos adaptativos que transformam a realidade em conhecimento. ... Através da brincadeira a criança incorpora o mundo à sua maneira.
Qual é o papel do facilitador nas brincadeiras? ... O papel do professor/facilitador na brincadeira é de observador, elaborando registros daquilo que a criança mostrou durante o brincar, observando as diferentes linguagens sociais, afetivas e emocionais de cada criança.
O brincar e o jogar são atos indispensáveis para a formação humana, pois através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
Nos relatos sobre a brincadeira infantil Vygotsky (1991) afirma que esta é uma situação imaginária criada pela criança e onde ela pode, no mundo da fantasia, satisfazer desejos até então impossíveis para a sua realidade. Portanto, o brincar "é imaginação em ação" (FRIEDMANN, 1996).
De acordo com Kulisz (2006:94) "se os professores levarem em consideração a estrutura dos jogos e brincadeiras infantis no planejamento, conseqüentemente, proporcionará atividades mais adequadas e prazerosas". Com isso, os professores demonstrarão reconhecer o direito das crianças aos jogos e brincadeiras.