Néfrons: são estruturas presentes dentro dos rins, que servem para filtrar o sangue e ajudar a produzir a urina. Há mais de um milhão de néfrons em cada um dos rins. Bexiga urinária: é o órgão que armazena a urina produzida nos rins.
A formação da urina ocorre nos néfrons em um processo que envolve três etapas: a filtração, a reabsorção e a secreção. Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom-avermelhada localizados na região posterior da cavidade abdominal.
O material proveniente da filtração segue para os túbulos renais, local onde ocorre a reabsorção. Nessa etapa, as substâncias importantes que não devem ser perdidas são reabsorvidas. Quase 99% da água filtrada no corpúsculo, por exemplo, é absorvida.
O sistema urinário humano é composto por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Os rins são os órgãos localizados na porção posterior da cavidade abdominal, sendo responsáveis pela formação da urina. Eles possuem um formato de feijão e são formados por cápsula renal, córtex e medula.
Os rins são os órgãos mais conhecidos do conjunto responsável por produzir e descartar a urina, mas eles não fazem o trabalho sozinhos.
A urina é formada a partir da filtração do sangue nos rins e transportada pelos ureteres para a bexiga urinária, onde é armazenada e, posteriormente, excretada através da ure- tra.
A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra.
O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron. São exemplos dessas moléculas: aminoácidos, glicose, ureia, sódio e água.
A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra.
6 principais doenças do sistema urinário e como tratar