A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à ...
As DRIs são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para planejar e avaliar dietas para pessoas saudáveis. Elas incluem tanto as recomendações de ingestão como os limites superiores que devem ser considerados como valores de referência.
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa. importância da boa alimentação sem desperdícios; Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
Para o alcance do propósito da PNAN, estão estabelecidas sete diretrizes essenciais: estímulo às ações intersetoriais com vistas ao acesso universal aos alimentos; garantia da segurança e da qualidade dos alimentos e da prestação de serviços neste contexto; monitoramento da situação alimentar e nutricional; promoção de ...
A Vigilância Alimentar e Nutricional foi concebida na década de 70 tendo como objetivo, segundo FAO/UNICEF/OMS: "(...) Promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam.
Adequate Intake (AI) A AI é baseada em níveis de ingestão derivados experimentalmente ou por aproximações da média de ingestão do nutriente por um grupo (ou grupos) de indivíduos aparentemente saudáveis, que mantêm um estado nutricional definido ou determinado critério de adequação.
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS: quantidade de energia e nutrientes que devem conter os alimentos consumidos para satisfazer as necessidades de quase todos os indivíduos da população saudável (média das necessidades de vários conjuntos de indivíduos + 2 desvios-padrão = ATENDENDO 97,5% da população).
São Princípios de a Educação Alimentar: − Manter o equilíbrio energético e o peso saudável; − Limitar a ingestão energética procedente de gorduras: substituir as gorduras saturadas por insaturadas e eliminar as gorduras trans (hidrogenadas);