O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por alguém do seu próprio time.
O desafio da brincadeira é atravessar o campo da equipe adversária e pegar a bandeira sem ser pego. A criança que for pega deverá ficar parada no lugar congelada e ela poderá ser libertada por outra criança do seu time que conseguir tocá-la (sem ser pega por nenhuma criança da equipe adversária).
O pique-bandeira é um jogo infantil que já foi muito praticado no Brasil. Sua origem é comumente associada aos escoteiros mirins, mas não é datada com precisão, acredita-se que se popularizou no país por volta das décadas de 70 e 80.
Brincadeira infantil da qual participam duas equipes que se situam em lados separados por uma linha divisória. No fundo de cada lado, é fincada uma bandeira que deve ser roubada pela equipe adversária, sem que qualquer participante da outra equipe seja tocado.
Geralmente, o território é dividido em dois por cones, árvores e outros itens. Cada equipe tenta capturar a bandeira adversária e trazê-la à sua parte do campo. Para se defender, você pode "pegar" os oponentes que estiverem no seu território e enviá-los à "prisão" até que sejam libertados pelos aliados.
Quando uma criança grita "Bandeirinha arreou", um time tem que roubar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Se um jogador entrar no campo adversário e for pego por alguém desse time, ele tem que ficar imóvel, como estátua, até que uma pessoa de sua equipe toque nele.
O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a bandeira adversária mais vezes.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Artigo 34º - Quando um atleta é queimado, é marcado um ponto para a equipe queimadora e o atleta atingido se coloca na lateral direita do campo contrário e os outros atletas posicionados como guarda campos rodam no sentido anti- horário, sendo que, o da lateral esquerda volta para junto de seus companheiros não ...
Jeito de brincar Cada time fica em um lado do campo, dividido ao meio por uma linha. No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence.