DDS ou Diálogo Diário de Segurança é uma conversa com os trabalhadores de uma empresa sobre riscos no trabalho e como evitá-los. ... Afinal, esse profissional precisa estar com a saúde física e mental íntegra para dar o seu melhor e ter um bom rendimento no trabalho.
Para que isso aconteça, existem várias medidas de segurança que devem ser adotadas de acordo com as Normas Regulamentadoras (NRs), além de outras formas de conscientização, como o DDS, ou Diálogo Diário de Segurança.
O Diálogo Semanal de Segurança (DSS) é uma das ferramentas de segurança do trabalho mais simples e, ao mesmo tempo, eficientes para uma organização. ... Durante o DDS, os trabalhadores também conhecem os riscos queestão presentes em seu ambiente de trabalho.
Quem aplica o DDS? As reuniões podem ser aplicadas pelo empregador, SESMT, CIPA, supervisor, técnico em segurança do trabalho ou qualquer funcionário escolhido pela empresa. Para que a empresa crie uma rotina de DDS, é importante esclarecer para os funcionários o que é e para que a empresa vai utilizar esta ferramenta.
O objetivo do DDS – Diálogo Diário de Segurança é passar a informação sobre segurança e fazer com que o colaborador entenda a importância da prevenção. Além disso, ele ajuda a unir a equipe, criar um momento diferenciado no trabalho e garantir a saúde de todos.
11 Temas para DDS para usar com seus colaboradores
Diálogo Diário de Segurança: você sabe como fazer um DDS?
Ela é aplicada geralmente em um tempo de 5 a 15 minutos, sempre antes do inicio da jornada de trabalho, este tempo é reservado para discussões e instruções básicas de assuntos ligados a prevenção de acidentes relacionados a saúde e segurança.
O DDS é uma das medidas mais simples de realizar, já que é feita diariamente entre os funcionários. Através do diálogo, os responsáveis mantém contato com os funcionários, fazendo com que eles enxerguem os riscos e evitem acidentes no ambiente de trabalho, sempre como ação preventiva.
DDS significa Diálogo Diário de Segurança e tem como objetivo conscientizar os operários sobre a prevenção de acidentes de trabalho. Mais do que isso, consolida as melhores práticas para trabalhar com segurança. Ou seja, está sempre de acordo com as respectivas regras e normas da construção civil.