O Canvas tem como principal objetivo estruturar um modelo inovador de plano de negócios, trazendo praticidade e principalmente dinamicidade na análise das organizações.
A palavra inglesa "canvas" vem do latim cannapaceus e significa "feito de cânhamo". Agora você deve estar se perguntando qual a relação com o sentido moderno associado a "tela ou quadro" e nós vamos explicar. ... Alguns modelos podem ser parecidos com textura de algodão e outros com uma tela de pintura.
A metodologia Canvas é um dos elementos-chave para garantir uma boa gestão de negócio. Por ajudar empreendedores de todos os tamanhos e perfis a compreenderem, de forma detalhada, os principais pilares de sustentação de suas empresas, ela tende a ganhar ainda mais espaço no Brasil nos próximos anos.
Ele é um mapa visual que contém um resumo dos principais pontos do planejamento, ilustrando as características do seu Plano de Negócios. ... Ao mesmo tempo, ele consegue passar a essência do planejamento e a complexidade que uma organização tem em seu funcionamento.
Na prática, o Canvas é um mapa visual, no formato de um quadro que contém um esquema estabelecido com espaços para inserir informações acerca dos fatores-chave para o funcionamento da sua empresa.
O Canvas é tão eficiente como ferramenta de modelo de negócio porque ele pode ser considerado um mapa. Isso porque ele consegue cartografar os principais temas e processos que constituem uma empresa. Além disso, esta ferramenta também pode ser considerada uma espécie de receita de estratégia.
Confira. O Business Model Canvas é uma ferramenta que tem se popularizado bastante entre os empreendedores, com raízes profundas no mercado de alto impacto. Criado por Alexander Osterwalder por meio de pesquisas e testes realizados entre 20, é um ótimo instrumento para a elaboração de modelos de negócios.
O Canvas é dividido em nove componentes básicos: segmento de clientes, proposta de valor, canais, recursos chave, parcerias principais, fontes de receitas, estruturas de custos, atividade-chave e relacionamento com os clientes.
A metodologia baseia-se em um Canvas (tela, daí o nome) em que estão dispostos os nove principais elementos de um modelo de negócio: segmentos de clientes, proposição de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos-chave, atividades-chave, parcerias-chave e estrutura de custos.
Como aplicar o Canvas no seu negócio?