A Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida para analisar os produtos ou serviços de uma empresa com o objetivo de identificar qual a função dos produtos da carteira da companhia e também para embasar decisões sobre os produtos – se eles continuarão na carteira ou não.
A matriz BCG classifica os produtos em Estrelas, Interrogações, Vacas Leiteiras ou Cachorrinhos. Depois d, defina uma das 4 estratégias para cada um deles, alocando seus recursos da forma mais racional e lucrativa: Construir: aproveitar os pontos de interrogação e investir neles para conquistar mercado.
A aplicação prática da Matriz BCG se dá através de um plano cartesiano. Neste gráfico, é dividido dois blocos para duas análises separadas. Um dos blocos corresponde à taxa de crescimento do produto no mercado. O segundo se refere à participação do produto no mercado.
A Matriz BCG, desenvolvida por Bruce Henderson e sua equipe, tem como objetivo administrar o portfólio de produtos ou serviços de uma empresa baseado no seu desempenho no mercado e seu ciclo de vida. Ela permite analisar e classificar os produtos da empresa e priorizar e gerenciar os esforços dedicados a cada um deles.
A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.
A classificação dos produtos é feita a partir de quatro categorias: Estrela, Ponto de Interrogação ou Em Questionamento, Vaca Leiteira e Abacaxi.
Basicamente, a Matriz BCG permite a compreensão do momento em que cada produto ou serviço se apresenta no mercado. ... O eixo de crescimento do mercado representa o quanto o mercado vem crescendo e tem espaço para o produto que está sendo analisado.