As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, são formas carinhosas de nomear a avó e o avô, também comumente chamados de vó e vô. Vovó, com acento agudo, indica uma pessoa do sexo feminino.
Pai do pai ou da mãe (ex.: avô materno; avô paterno; um dos avôs nasceu nos Açores). Feminino: avó.
SubstantivoEditarSingularPluralMasculinoavôavôsFemininoavóavós
É claro que avós, como vimos acima, também é o plural de avó. Ocorre que duas formas distintas (o plural de aviolus e o plural de aviola) acabaram por se confundir numa só, "avós", em sua passagem para o português. O que parece o triunfo do gênero feminino é fruto dessa coincidência.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa EXPRESSÕES Avô materno: o pai da mãe. Avô paterno: o pai do pai. Avô torto: o pai do padrasto ou da madrasta. Mais velho (do) que o meu avô: que é muito antigo, que já se conhece há muito tempo: Esse golpe é mais velho que o meu avô.
A palavra avó, com acento agudo, é um substantivo feminino. Ela indica a mãe da mãe ou a mãe do pai de alguém. Também é um termo dissílabo (a-vó). Assim como ocorre em avô, a expressão avó também é acentuada por ser uma oxítona terminada em "o".
Resposta: Essa palavra começou a ser usada no século XVI, a partir da terminação de oitavo, designando partes iguais de uma unidade. Oba, elogios!
Avós indica o plural tanto da palavra avó como da palavra avô, ou seja, avós pode ser usado quer sejam pessoas do sexo feminino ou do sexo masculino. Avôs é apenas o plural da palavra avô, exclusivamente para pessoas do sexo masculino.
Significado de Foi substantivo deverbal Ação passada de ser; ação de expressar uma condição, particularidade, qualidade permanente e própria; ação de existir, de possuir existência: ele foi uma boa pessoa; ele foi ator. Etimologia (origem da palavra foi).