Pode-se conceituar criminologia a ciência empírica (baseada na realidade) e interdisciplinar (que congrega ensinamentos de sociologia, psicologia, filosofia, medicina e direito) que possui como objeto de estudo o crime, o criminoso, a vítima e o comportamento social.
Não há graduação específica para trabalhar nesta área. O ingresso nessa carreira se dá por concurso público e contempla diversas carreiras, de acordo com a necessidade de reposição de quadros, tais como Medicina, Odontologia, Biologia, Psicologia, Ciências Sociais e Farmácia.
Diferencia-se da criminologia sociológica ou macrocriminologia, que limita-se ao estudo sociológico do crime. A criminologia científica refere-se ao estudo centrado nos objetos e fatores condicionantes da criminalidade. A criminologia abrange a criminologia científica e a prática dos operadores do direito.
A criminologia é a ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime — contemplado este como pro- ...
Os estudos em criminologia têm como finalidade, entre outros aspectos, determinar a etiologia do crime, fazer uma análise da personalidade e conduta do criminoso para que se possa puni-lo de forma justa (que é uma preocupação da criminologia e não do Direito Penal), identificar as causas determinantes do fenômeno ...
Geralmente, os editais dos concursos determinam que para ser perito criminal é preciso ser formado em áreas diversas, como Química, Física, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Engenharias, sempre de acordo com a demanda dos órgãos públicos.
A Criminologia defende a importância de se compreender o motivo que levou o indivíduo a cometer determinado delito, buscando entender o crime como um fenômeno inserido no contexto social.
A criminologia qualifica-se por ser ciência empírica de observação da realidade, que opera no mundo do ser, e emprega o método indutivo. Diferentemente do Direito penal, ciência cultural que atua no plano do dever ser, por meio do método dedutivo.
Uma das funções principais da criminologia é estabelecer uma relação estreita entre três disciplinas consideradas fundamentais: a psicopatologia, o direito penal e a ciência político-criminal. ... Posteriormente, outra vez mais o criminólogo avaliará o impacto produzido por essa nova lei na criminalidade.