Rock Reggae O Rappa/Gêneros
Nem poderia ser diferente. Na gíria popular, rapa é o caçador de camelôs, o inimigo número um da economia informal. Porém, uma pequena variação desse sinal de alerta, já quer dizer pistas cheias de gente. Com um "p" a mais e usando as calçadas como fonte de inspiração, O Rappa faz apenas contrabando de idéias.
Marcelo Falcão O Rappa/Vocalista principal
O Rappa - Ouvir todas as 100 músicas.
O Rappa segue sem Yuka Marcos Lobato, tecladista colaborador, torna-se o principal compositor e é dele as canções "Reza Vela" e "Rodo Cotidiano", além de "O Salto" que escreve em parceria com Carlos Pombo. Também tem "Mar de Gente" e "Deus lhe Pague", de Chico Buarque.
O Rappa O Rappa/Primeiro álbum
1993 O Rappa/Em atividade desde
Formada por Nelson Meirelles, na época produtor do Cidade Negra e de vários programas de rádios alternativas do Rio de Janeiro; Marcelo Lobato, que havia participado da banda África Gumbe; Alexandre Menezes, o Xandão, que já havia tocado com grupos africanos na noite de Paris e Marcelo Yuka, que tocava no grupo KMD-5.
Evidenciando os desequilíbrios de uma sociedade que continua marcada por racismo, pobreza e violência, O Rappa se posiciona em nome da justiça e da igualdade. A música vem lembrar a necessidade de falarmos, de não aceitarmos a passividade, o silêncio e a discriminação.
Em 93, Yuka fundou O Rappa ao lado de Marcelo Lobato e Alexandre Menezes, o Xandão, com Nelson Meirelles, produtor do Cidade Negra. Inicialmente, o grupo foi criado meio às pressas para acompanhar o cantor caribenho Papa Winnie pelo Brasil.