"O custo de um coelho pode variar de acordo com a raça. Os comuns custam em média R$ 60, porém existem raças como Teddy Dwerg que custa em torno de R$ 400. Após a aquisição que inclui o animal, gaiola e acessórios. O custo mensal com ração, complementos e forração de fundo gira em torno de 50 reais", diz Calil.
Coelhos podem se acomodar em cercadinhos ou gaiolas, e precisam de comedouro, bebedouro, banheiro e brinquedinhos. A gaiola deve permitir que o coelho fique em pé sobre as patas traseiras sem atingir a cabeça no topo, precisa ter espaço para os demais acessórios e deve ser mantida em uma área fresca e bem ventilada.
Ambiente: É importante que o coelho seja instalado em uma gaiola de ferro, com pelo menos 45cm (altura) por 60 cm (largura) e 80cm (comprimento), que possua uma pequena gaveta embaixo para facilitar na hora da limpeza. A gaiola tem que ficar a pelo menos um metro do chão. A higiene do local deve ser diária.
Assim como acontece com todos os animais de estimação que vivem em gaiolas, garantir que o coelho tenha bastante espaço para brincar e se locomover é fundamental para a saúde física e mental dele. No caso dos coelhos, é recomendado, inclusive, que eles fiquem soltos por longos períodos de tempo durante o dia.
Apesar de serem animais pequenos, os coelhos precisam de espaço para se movimentar, correr e pular. Ainda que sejam pets que podem ser criados em apartamentos, ficar alojados em pequenos espaços pode resultar em problemas de saúde, como hérnia e bico de papagaio, por exemplo.
Eis o motivo pelo qual não é bom adotar um casal de coelhos. ... Alimentação trabalhosa- É preciso dosar a quantidade de comida disponível para seu coelho. Certso alimentos dão diarréia e podem levar mesmo a morte do bichinho. Eles precisam, mais do que ração, de certas folhagens escuras.
Comece com dois reprodutores, sendo um de reserva, para se precaver se houver problema com o primeiro. São dez matrizes para cobertura a cada 60 dias (30 dias após o parto). Por coelha, obtêm-se anualmente seis procriações e 48 filhotes, ou um total de 480 coelhos.
Já entre os alimentos que não são recomendados para os coelhos domésticos, podemos citar: abacate, alface, repolho, batata, alho, cebola, feijão, além de alimentos processados de consumo humano, assim como qualquer alimento de origem animal, como carne, leite ou até mesmo ovo.
Coloque cobertores em cima da gaiola Em geral, não é recomendado encher a gaiola e a toca de cobertores, haja visto que os peludos tendem a fazer xixi em cima deles. No entanto, você pode usá-los em cima da gaiola quando o coelho sente frio.
O coelho reconhece o dono? ... Geralmente, o coelho pode pedir carícias ao seu tutor deslizando a sua cabecinha entre as mãos dele ou esfregando o nariz no corpo da pessoa. Lambidinhas: Se o seu coelhinho frequentemente lambe sua pele, é porque ele está demonstrando o afeto que sente por você!