O que define o tipo de ferro fundido após o processo é a aparência da fratura (características metalograficas) após seu resfriamento, determinação de aspectos em seu estado solido. Os tipos de apresentação do carbono na estrutura podem ser a cementita e a grafita.
O ferro fundido cinzento oferece facilidade na fusão e na moldagem, possui boa resistência mecânica (compressão), resistência ao desgaste e boa capacidade de amortecimento.
A grafita, também denominada de grafite (do inglês graphite) tem grande importância na qualidade dos ferros fundidos. A correta morfologia da grafita irá determinar, por exemplo, o alongamento (A%) e a estricção (Z%) do material que são propriedades que definem a dutilidade e a tenacidade do ferro fundido.
Ferro fundido cinzento - Elevada usinabilidade: graças à presença de grafita livre em sua microestrutura; - Alta fluidez na fundição: que permite a fundição de peças com paredes finas e complexas; - Facilidade de fabricação: já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.
Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. A presença de veios de tipos de matriz metálica (variações nos teores de perlita e cementita).
Os elementos que mais influem na estrutura são o carbono e o silício, como se pode depreender de tudo o que foi exposto até o momento: o carbono determina a quantidade de grafita que se pode formar e o silício é essencialmente elemento grafitizante, favorecendo a decomposição do carboneto de ferro; sua presença, ...
O ferro fundido cinzento apresenta boa usinabilidade e capacidade de absorver vibrações.
Enquanto o aço apresenta uma relação fixa de resistência à tração para a dureza Brinell de aproximadamente 500 para 1 e os ferros dúcteis e maleáveis de aproximadamente 400 para 1, os ferros fundidos cinzentos mostram uma considerável variação, além de exibir amplos limites.
O ferro fundido é considerado como uma liga ternária Fe-C-Si, uma vez que o silício aparece naturalmente junto com o carbono muitas vezes em porcentagem similares ou maiores que o próprio carbono [3].
As ligas metálicas denominadas aços e ferros fundidos são formadas pela combinação de ferro (Fe) e carbono (C) . As ligas de aço possuem em sua composição uma variação no teor de carbono entre 0,008 e 2,11%. Enquanto que no ferro fundido, o teor de carbono varia entre 2,11% e 6,67%.