A família é uma instituição social basilar, podendo sua estrutura ser constituída de diferentes formas nas sociedades humanas. Sua organização depende das questões culturais e sociais de uma determinada sociedade.
Resposta: A família é um conjunto de pessoas, que não unidas por parentesco ou por afetividade, é nosso primeiro convívio em sociedade, na qual aprendemos como viver entre mais pessoas e também como nos socializar e nos comunicar entre elas.
A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. Ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vêm sendo transmitidos de geração em geração.
Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo.
A contextualização da família na sociedade possui arcabouço di- versificado de conceitos. A concepção de família que historicamente foi sendo construída é fruto da trajetória de sua existência na socieda- de.
É no contexto familiar que criança recebe valores e crenças, processo de socialização e formação. Mas para que tudo isso aconteça de forma natural, o ambiente familiar deverá ser propício, regado de harmonia e amor.
Ela promove a educação das gerações mais novas, das suas tradições, cultura e valores, transmite posicionamentos, opiniões e reflexões sobre o mundo e a sociedade em que vive. A personalidade de cada indivíduo recebe forte influência da sua família.
Para mim a família é o berço da sociedade e é essencial para ser humano que a todo momento está envolvido com as camadas da sociedade. Ter uma família representa estar apoiado por pessoas que querem a todo momento ver o nosso bem, pessoas pelas quais podemos confiar e revelar nossos principais segredos.
Compartilhar: Na minha vida, ela é a base fundamental de tudo. Posso dizer que a família é fruto do união e do amor, o vínculo afetivo mais valorizado e por isso, é considerada a unidade básica da sociedade. Defender a família é zelar por um futuro melhor, uma sociedade mais equilibrada e um mundo mais justo.