Ouça em voz altaPausarA Semiótica é a ciência que se dedica ao estudo de todos os signos, nos processos de significação na natureza e na cultura.
Ouça em voz altaPausarCom base na Semiótica de Peirce, a expressão corporal é entendida como linguagem em si mesma, quando constituída por gestos espontâneos, deflagrados por estímulos diversos, que possibilita às crianças construir relações interpretantes/interpretativas no fluxo dos signos assim desencadeado e, portanto, produzir ...
Ouça em voz altaPausarSemiótica é o estudo dos signos, que consistem em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não-verbais. A semiótica busca entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente que o envolve.
Ouça em voz altaPausarA semiótica, de maneira geral, é uma doutrina ou um modo de reflexão sistemática sobre os signos (aqui, naturalmente, não no sentido astrológico, popularmente adotado, mas no sentido em que aponta ou dá significado a algo), sua classificação, as leis que os regem e seus usos no âmbito da comunicação e seus significados ...
Ouça em voz altaPausarComo os autores indicam, trata-se uma área do conhecimento humano que aborda os sistemas e os processos sígnicos na cultura e na natureza. Consiste, portanto, em uma ciência que "estuda as formas, os tipos, os sistemas de signos e os efeitos do uso dos signos, sinais, indícios, sintomas ou símbolos" (2017, p.
Ouça em voz altaPausarA semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo (semiose) e do significado de comunicação. Diferentemente da linguística, entretanto, a semiótica também estuda sistemas de signos não linguísticos. ...
Ouça em voz altaPausarUm símbolo é algo reconhecível por si só, que representa algum conceito (um país ou um time de futebol podem adotar um leão como seu símbolo), enquanto um signo é algo abstrato, que tem a mesma função de representar alguma coisa (como o signo que representa Peixes, no zodíaco).
Ouça em voz altaPausarSinal é um signo "causado ou utilizado especialmente para suscitar uma reação pré-combinada e acordada, quer em grupo, quer individualmente, sob a forma de manifestações definidas da atividade humana". Os sinais são signos que "levam os homens a uma ação, levam-nos a fazer ou não fazer alguma coisa.
Ouça em voz altaPausarComo os autores indicam, trata-se uma área do conhecimento humano que aborda os sistemas e os processos sígnicos na cultura e na natureza. Consiste, portanto, em uma ciência que "estuda as formas, os tipos, os sistemas de signos e os efeitos do uso dos signos, sinais, indícios, sintomas ou símbolos" (2017, p. 07).
Ouça em voz altaPausarA semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo (semiose) e do significado de comunicação. Não deve ser confundida com a tradição saussureana denominada semiologia, que é um subconjunto da semiótica.