Ética vem do grego "ethos" que significa modo de ser; "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social", ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
O êthos, grafado com eta, remonta a Homero, e o éthos, com epsílon, a Ésquilo, o fundador da tragédia grega. ... Éthos, em Ésquilo (525-456 a.C.), designa mais ou menos a mesma coisa, mas, fundamentalmente, a tradição, no sentido de o que é habitual, corriqueiro, usual, etc., e que vem a se impor como uma sabedoria.
Ethos é uma palavra com origem grega, que significa "caráter moral". É usada para descrever o conjunto de hábitos ou crenças que definem uma comunidade ou nação. No âmbito da sociologia e antropologia, o ethos são os costumes e os traços comportamentais que distinguem um povo. Por exemplo, ethos dos indianos.
elemento de composição Denota uma ideia de etnia, de povo, de indivíduos: etnografia. ... Do grego éthnos.
Ethos: persuade-se pelo caráter, por quem é o orador, se este é digno de fé; ... Pathos: persuade-se pela emoção, pelos sentimentos causados de tristeza ou alegria, amor ou ódio; Logos: persuade-se pela lógica dos argumentos apresentados.
É importante destacarmos que, no primeiro livro de Ética a Nicômaco, Aristóteles estabelece quatro tipos de ethos: (i) virtuoso; (ii) moderado; (iii) imoderado; (iv) vicioso (cf. SMITH, 1984, p. 4).
Ethos (em grego antigo ἔθος : 'hábito, costume, uso'; ἦθος 'caráter, disposição, costume, hábito') é o conjunto de traços e modos de comportamento que conformam o caráter ou a identidade de uma coletividade.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
Significado de hexil (cs) sm (hexa+il) Quím Hexanitrodifenilamina, sólido, amarelado, explosivo.
Conforme Emil Stayer, o dramático reúne o pathos e o problema. Pathos seria o tom da linguagem que comove que provoca paixão, envolvendo o espectador que passa a vivenciar com o ator, a dor ou o prazer. Já o problema seria a proporção, aquilo que o autor do texto dramático se propõe a resolver.