O que é: Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.
Estresse é sinônimo de depressão, esgotamento, estafa, ansiedade, pressão, exaustão, extenuação, cansaço e fadiga, entre outros.
"O termo estresse foi utilizado pela primeira vez na área da saúde em 1926 por Hans Selye (1907-1982) para designar um conjunto de reações específicas que ele havia observado em pacientes que sofriam das mais diversas patologias".
Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.
Hans Selye foi o primeiro estudioso que tentou definir estresse, atendo-se à sua dimensão biológica. De acordo com este autor (1959), o estresse é um elemento inerente a toda doença, que produz certas modificações na estrutura e na composição química do corpo, as quais podem ser observadas e mensuradas.
O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio.
Grafia no Brasil: estresse. Grafia no Brasil: estresse. Grafia em Portugal: stresse. Grafia em Portugal: stresse.
Como definição mais precisa, o autor afirma: "Estresse é o estado manifestado por uma síndrome específica, constituída por todas as alterações não-específicas produzidas num sistema biológico" (Selye, 1965, p. 64). O estresse pode significar tanto equilíbrio quanto a descompensação do organismo.
cit, p. 121). Acrescentam que, embora Selye em 1936 tenha apresentado o conceito de estresse biológico na Síndrome Geral de Adaptação, posteriormente sua equipe estudou o estresse psicológico e atualmente tem estudado o estresse social.