A discalculia é o transtorno específico de aprendizagem com prejuízo no domínio da matemática. Ela é considerada um transtorno específico de aprendizagem porque as dificuldades observadas não podem ser justificadas por outras alterações neurológicas, sensoriais, motoras e/ou cognitivas.
Quais são os sinais da discalculia?
Discalculia: sintomas
Incompreensão do significado dos números.
Lentidão no aprendizado ou realização da contagem.
Não conseguir relacionar o número com a palavra e o seu som, por exemplo: o número 1 com a palavra "um"
Como se escreve a palavra discalculia?
Significado de Discalculia substantivo feminino Transtorno de aprendizagem que afeta a aquisição normal e adequada de competências matemáticas, especialmente do cálculo aritmético; Transtorno Específico de Habilidades Aritméticas ou Discalculia do Desenvolvimento (DD).
O que é discalculia e quais os sintomas?
A discalculia é a dificuldade para aprender matemática, que impede a criança de entender cálculos simples, como somar ou subtrair valores, mesmo quando não existe outro problema de cognição. Dessa forma, esta alteração é muitas vezes comparada com a dislexia, mas para números.
Qual a diferença de dislexia e discalculia?
A dislexia interfere no aprendizado da leitura, a discalculia gera dificuldades com números, e a disortografia causa problemas com a escrita.
O que é discalculia e suas características?
Quem tem discalculia possui dificuldade para entender a quantidade das coisas e, por isso, muita dificuldade para entender os números e o que eles representam. Ou seja, o transtorno pode ser caracterizado pela baixa capacidade em manejar números e conceitos matemáticos.
São sintomas da discalculia exceto?
São sinais ou sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, EXCETO:
Discalculia ou disgrafia ou dislexia.
Intromissão social e/ou ações precipitadas.
Atividade motora excessiva quando não apropriado.
Divagação de tarefas e/ou falta de persistência para concluir tarefas.
Quais são os tipos de discalculia?
Discalculia ideognóstica: dificuldade para realizar operações mentais e entender os conceitos da matemática. Discalculia operacional: dificuldade de usar números e símbolos matemáticos no processo de cálculo. Discalculia practognóstica: dificuldade de relacionar um conceito matemático abstrato a um conceito real.
O que pode causar discalculia?
A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
É possível ter dislexia e discalculia?
Existe uma grande comorbidade entre os transtornos de aprendizagem, principalmente entre a dislexia e discalculia.
Quais são os tipos de discalculia?
Tipos de discalculia. Discalculia verbal: dificuldade para nomear e compreender quantidades matemáticas, números, símbolos, que são apresentados à criança verbalmente. Discalculia léxica: diferente da verbal, a dificuldade é para ler e entender símbolos, números, expressões e equações matemáticas quando são escritos.
Como diagnosticar a discalculia?
Por isso, é importante acompanhar a trajetória do seu filho na escola. Para diagnosticar a discalculia, os profissionais aplicam um conjunto de testes. Eles visam descobrir se existe a condição e se ela está ligada a outras, como dislexia ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade ( TDAH ).
Como se trata o transtorno de discalculia?
O transtorno de discalculia possui uma ampla rede de dificuldades associadas às matemáticas, e suas características e sintomas variarão dependendo da idade de cada criança. Os sintomas podem estar combinados e ser apresentados de forma diversa em cada caso.
Qual o tratamento mais eficaz para a discalculia?
O tratamento mais eficaz para a discalculia, tal como no caso da dislexia, é um diagnóstico precoce.