A desinfecção se trata da remoção ou da eliminação dos micro-organismos no modo vegetativo, presentes em superfícies e artigos inanimados, independentemente de serem patogênicos. Às vezes, acontece a remoção de esporulados, no entanto, não se pode quantificá-los.
Pode-se realizar a desinfecção por meio de processos físicos: temperatura, pressão, radiação eletromagnética, calor úmido ou sistemas mecânicos como lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadoras ou por meio de processos químicos: submergindo totalmente o material limpo e seco numa solução química por determinado ...
Desinfecção de baixo nível: elimina a maioria das bactérias, alguns vírus como o HIV, o da Hepatite B e Hepatite C, fungos. Não destrói microrganismos resistentes como bacilo da tuberculose e esporos bacterianos. Como exemplo: compostos fenólicos 0,5-3%, compostos de iodo, quaternário de amônia.
Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes.
A desinfecção física envolve o calor como agente desinfetante. ... Ela é responsável pela desinfecção de alto nível, ou seja: quando feita adequadamente, possibilita a eliminação da maioria dos agentes infecciosos.
São conceitos e ações bem diferentes e distintas, pois no processo de desinfestação não pode de forma alguma ser comprovado a eliminação de microrganismos patogénicos, sendo para tal necessário recorrer ao uso de um desinfetante certificado para a eliminação do ou dos microrganismos (todos os organismos que não podem ...
A desinfecção é indicada para artigos semicríticos que entram em contato com membranas mucosas ou pele não íntegra. Sendo os mais comuns: acessórios para assistência respiratória, diversos endoscópios, espéculos, lâminas para laringoscopia, entre outros.
A eficácia da desinfecção vai depender do nível e método utilizado, devendo também respeitar as particularidades da superfície e ambiente a que se destina. Existem três diferentes tipos de desinfecção: de alto, médio e baixo nível; e ela pode ser feita por dois métodos diferentes: a desinfecção física ou química.
Desinfetantes são formulações que têm na sua composição substâncias microbicidas com efeito letal para micro-organismos não esporulados.
A desinfecção de alto nível elimina bactérias vegetativas, fungos, vírus e alguns esporos bacterianos. Para este efeito, usa-se os seguintes produtos: Ácido Peracético. Hipoclorito de Sódio....Nesta etapa os produtos usados são: