Foi nesse cenário do som das águas, dos problemas, da espera, da angústia repetitiva, que Tom, segundo ele próprio, foi anotando em um "papel de pão" (um papel comum que embrulhava pães comprados nas padarias antes dos atuais saquinhos), rabiscando, reescrevendo, procurando sons, ritmo, harmonia e palavras.
Tom Jobim começou a compor a canção, apenas no violão, em março de 1972, em seu sítio em Poço Fundo, no Rio de Janeiro. A inspiração surgiu após um dia cansativo trabalhando em "Matita Perê". ... O artista estava sem esperança, bebia muito, reclamava que ninguém ouvia suas músicas e se dizia deprimido.
Elis Regina Águas de março/Artistas
Entre um trabalho e outro, durante uma pausa, Tom começou a tocar uma melodia nova no violão. Eram as primeiras notas de Águas de Março. Sua mulher, Teresa, logo elogiou o som e o compositor escreveu os versos da tão conhecida letra, em um pedaço de papel de pão.
Visto que a primeira reforça a ideia de sopro, já a segunda, é tida como um som mole, doce (MARTINS, 2000). No primeiro verso: "É o fundo do poço, é o fim do caminho", podemos perceber o uso das palavras fim e fundo para expressar a ideia de final (término).
Tom Jobim compôs "Águas de Março" inspirado no poeta Olavo Bilac – Jornal da USP.
"São as águas de março fechando o verão". O trecho da famosa música cantada por Elis Regina e Tom Jobim resume a transição do verão para o outono no mês de março. O sol e as altas temperaturas são substituídas por chuvas e dias mais curtos. Por isso, é necessário se precaver de doenças comuns neste período.
Sao as aguas de março fechando o verão, é promessa de vida para o meu coração | Aguas de março, Frases de verão, Musicas trechos de.