As lesmas comem também animais mortos e, às vezes, vermes e até caracóis. Ambos são presas de cobras, sapos, tartarugas, besouros e aves. Para os jardineiros, os caracóis e as lesmas são considerados pragas.
Caracol vive na terra e caramujo vive no mar. Os dois são parecidos, embora de espécies diferentes. Esses moluscos têm corpo mole coberto por concha dura que serve como proteção.
Liberam um muco ao rastejar, que serve muitas vezes para marcar o caminho para o seu habitat; Se alimentam de diversas plantas, mas existe uma espécie que é carnívora e se alimenta de minhocas e lesmas; São hermafroditas, podendo acasalar com qualquer outro caracol.
Os caramujos são pequenos moluscos facilmente encontrados em plantações, jardins e até mesmo nas cidades porque não têm predadores, se reproduzem rapidamente e se alimentam de plantas, podendo comer até mesmo as tintas das casas.
Em ambientes silvestres no Brasil, provavelmente é naturalmente controlado por gambás (Didelphis spp.) e cobras come-lesmas (espécies da família Colubridae, exemplos [1]), o que explica por que não se torna um problema em áreas de florestas conservadas e reservas naturais onde existam esses predadores.
Já caracol e caramujo são sinônimos em várias regiões do Brasil, mas, na linguagem popular, caracol geralmente se refere aos gastrópodes terrestres, e caramujo, aos aquáticos.
A principal diferença entre a lesma e os outros dois é que ela não tem uma concha externa – ou tem uma concha muito pequena. Já caracol e caramujo são sinônimos em várias regiões do Brasil, mas, na linguagem popular, caracol geralmente se refere aos gastrópodes terrestres, e caramujo, aos aquáticos.
– São os tentáculos situados na superfície superior da cabeça que permitem ao caracol sentir. Os olhos estão nas pontas dos tentáculos maiores e o olfacto nos tentáculos menores.
Caramujos e caracóis desempenham um papel importante nos ecossistemas pois são espécies detritívoras. Alimentado-se de matéria animal e vegetal em decomposição, folhas vivas, minhocas, fungos e outras espécies de caracol.
O caramujo serve como hospedeiro intermediário de duas espécies de nematódeos: Angiostrongylus cantonensis e Angiostrongylus costaricensis.