Os cristais, mesmo que sejam visualmente parecidos com o vidro convencional, possuem características que permitem melhor visualização do vinho, como o brilho e a transparência. ... Outro aspecto que destaca bem a qualidade do material cristalino é a sua borda, mais fina que o vidro e com maior resistência.
Também conhecido como vidro de cal-soda ou soda-cal, o vidro comum é feito de areia (sílica), soda (óxido de sódio), cal (óxido de cálcio) e óxido de alumínio. Já na composição do vidro cristal entram apenas a sílica e o óxido do chumbo, substância que dá mais brilho e maior peso ao produto.
Taça de vidro ou cristal? Sommelier explica as diferenças
As taças Bohemia são sinônimo de qualidade e elegância, ideais para integrar a mesa posta com muito requinte. O jogo da linha Gastro é composto por 18 peças fabricadas em cristal ecológico, matéria-prima de altíssima resistência e durabilidade.
O vidro é feito basicamente de areia, sódio, cálcio e alumínio. O cristal, por sua vez, é composto por areia e por metais como chumbo ou titânio, e quanto maior a presença desses metais, na composição, mais refinado e delicado será o cristal. O vidro é o material mais comum, em virtude de seu custo mais baixo.
As 5 melhores marcas de cristais
O cristal passa uma sensação suave e arredondada. Toque as facetas decorativas que encontrar, passe a mão por toda superfície do objeto. O vidro tem um aspecto mais quebradiço, com um corte mais áspero, ainda que, na verdade, o cristal seja mais frágil. Por fim, bata no objeto para testar o som.
A diferença entre os dois produtos é que o cristal leva óxido de chumbo em sua composição, o que o deixa mais delicado, translúcido e com maior capacidade refletora e maciez. ... Nos Estados Unidos, considera-se que 1% de óxido de chumbo já é suficiente para que um vidro se torne cristal.
Coloque um líquido dentro dos objetos e erga-o. Olhe através dele, o vidro é um pouco mais nebuloso do que o cristal, então, o que estiver dentro do item de cristal, poderá ser visto com mais clareza. Por fim, segure-os contra luz. Se nada acontecer, é porque ele é feito de vidro!
Olhe e analise bem o seu cristal e procure por imperfeições e pequenas rachaduras no cristal. Pedras e cristais verdadeiros possuem imperfeições, pois devido à sua idade e ao tempo que passaram se formando debaixo da terra é normal e bom sinal apresentar arranhões, furos, partes mais escuras e nuances na cor.