Ouça em voz altaPausarA relação entre o pensamento e a linguagem é um processo, um movimento contínuo de vaivém do pensamento para a palavra e vice-versa. Nesse processo, a relação entre o pensamento e a linguagem passa por transformações que, em si mesmas, podem ser consideradas um desenvolvimento funcional.
Ouça em voz altaPausarO homem tem capacidade de poder falar tudo o que passa pelo seu pensamento. Isto só é permitido, porque ele é o único ser vivo dotado de linguagem. Para Gadamer, a linguagem não constitui um ponto central no pensamento filosófico do Ocidente.
Ouça em voz altaPausarA linguagem do pensamento é uma teoria devida principalmente ao filósofo Jerry Fodor, que descreve os pensamentos como representados numa linguagem (por vezes designada mentalês). Este sistema permite que pensamentos complexos sejam construídos a partir da combinação de pensamentos mais simples, de diversas maneiras.
Ouça em voz altaPausarO desenvolvimento do pensamento, da linguagem e da comunicação é de suma importância para a complexidade das atividades superiores. É por meio do desenvolvimento da linguagem e da comunicação que o pensamento pode se constituir.
Ouça em voz altaPausarPara Vygotsky, existe uma interdependência entre pensamento e linguagem. Afirma que sem a palavra não há conceito abstrato, pois ela é o signo mediador. Portanto, o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, ou seja, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sociocultural.
Ouça em voz altaPausarAssim como no reino animal, para o ser humano pensamento e linguagem têm origens diferentes. Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem não é intelectual. Suas trajetórias de desenvolvimento, entretanto, não são paralelas - elas cruzam-se.
Ouça em voz altaPausarAprendizagem da linguagem, atos de fala e criação da linguarem são tópicos recorrentes nesta área. A compreensão da linguagem toca alguns elementos da filosofia da mente, uma vez que trata de como a mente do falando e do ouvinte que interpreta o falando se relacionam com a linguagem.
Ouça em voz altaPausarO filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) supôs que a linguagem humana teria evoluído gradualmente, a partir da necessidade de exprimir os sentimentos, até formas mais complexas e abstratas. ... (Jean Jacques Rousseau, "Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens").
Ouça em voz altaPausarA linguagem só diz a si mesma: seu sentido não é separável dela. Não há signos naturais já que isso nos levaria à pressuposição de que a anatomia do nosso corpo corresponderia a gestos definidos (Merleau- Ponty, 1945).
Ouça em voz altaPausarPorém, de qualquer forma, você precisa SENTIR antes de pensar, precisa se sentir embaraçado ou apreensivo para essa rota mais lenta assumir. Sendo assim, caso você ainda esteja se perguntando qual vem primeiro, a resposta é o sentimento, uma vez que a razão sem emoção não tem sentido.