Todas as medidas de espaço e tempo são relativas e dependem da velocidade do observador em relação a outro. Na teoria geral da Relatividade, a estrutura do espaço-tempo está vinculada à distribuição da matéria. A teoria da relatividade é uma teoria para o espaço-tempo.
Espaço-tempo gira em torno de uma estrela morta, provando que Einstein estava certo. Um novo estudo, publicado na revista Science, declara que a maneira como o tecido espaço-tempo gira em um redemoinho cósmico em torno de uma estrela morta confirma mais uma previsão da Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
Então, quando queremos afirmar que algo/um acontecimento foi rápido, dizemos que sucedeu num curto intervalo de tempo. Por exemplo, "Percorreste a distância entre o Porto e Lisboa num curto intervalo de tempo" ou "Este evento necessitou de um longo intervalo de tempo para ser devidamente organizado".
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão "lugar" é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados.
Tempo é algo que vivemos, representa o momento, o instante, a época em que algo ocorreu ou existiu, ocorre ou existe, ocorrerá ou existirá. O que é espaço? Cada coisa ocupa um lugar, uma porção específica do espaço. O espaço, refere-se ao lugar que as coisas ocupam e onde os fatos ocorrem.
Partindo do seu Princípio de Equivalência, Einstein concluiu que gravidade não é uma força, como Newton julgava, mas sim curvatura do espaço-tempo. A fonte desta curvatura é matéria - um corpo material cria um campo gravitacional que deforma ou "curva" o espaço-tempo envolvente.
O que acontece é que toda a energia que está disponível irá, em algum momento, se distribuir igualmente por toda a extensão de tudo que existe. Quando isso acontecer, todos os fenômenos físicos cessarão.