a) Tanto quantidade de movimento quanto energia cinética são grandezas escalares. ... e) A energia cinética pode ser definida por meio do produto do quadrado da quantidade de movimento pelo dobro da massa do objeto.
I) É possível definir a segunda lei de Newton em função da quantidade de movimento. II) Um objeto depositado sobre uma superfície qualquer sofrerá a ação da força Normal como reação à força Peso. III) A massa é a grandeza que representa a dificuldade imposta por um corpo à mudança de seu estado inicial.
"Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento em uma linha reta, a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas a ele". "A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida".
São consideradas como forças somente o peso, o empuxo e o atrito. Gravidade é uma aceleração, dada em m/s²; velocidade é a mudança de posição em função do tempo, dada em m/s. Massa, por sua vez, é a quantidade de matéria contida em um corpo, e impulso é a mudança na quantidade de movimento.
O impulso de uma força é definido como a força multiplicada pelo intervalo de tempo em que ela atua sobre o corpo. No Sistema Internacional, sua unidade é o newton segundo (N.s). ... No Sistema Internacional, a unidade para a quantidade de movimento é quilograma metro por segundo (kg. m/s).
De acordo com essa lei, a força resultante sobre um corpo é igual ao produto de sua massa por sua aceleração, mas essa definição também pode ser escrita de modo que a força resultante seja igual à variação da quantidade de movimento durante certo intervalo de tempo.
Na metafísica, impenetrabilidade é a qualidade da matéria pela qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. O filósofo John Toland defendeu que a impenetrabilidade e a extensão são suficientes para definir matéria, afirmação que foi fortemente contestada por Gottfried Wilhelm Leibniz.
Segundo a teoria, a inércia varia conforme a massa de cada corpo. Se um objeto tem massa elevada, ele possui maior resistência à mudança de estado (maior inércia). Já os corpos com massas menores possuem menor inércia.
O agente responsável pela mudança no estado de movimento dos corpos é chamado de força, uma grandeza vetorial cuja unidade é o kg. m/s² e que foi batizada, posteriormente, como N (Newton).
Se a força resultante é nula, a velocidade do corpo é constante ou nula. Além disso, quanto maior for a inércia de um corpo, maior será a força necessária para alterar o seu estado de movimento.