Capitalismo e Espaço geográfico Assim, o capitalismo se relaciona com o espaço geográfico no sentido de que o trabalho acontece no espaço geográfico. Para se obter lucro, foram criados vários métodos de trabalho e de exploração, e todos eles acontecem no espaço geográfico.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao máximo lucro e ao predomínio da propriedade privada. ... Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a totalidade do espaço geográfico.
No capitalismo a produção do espaço urbano se dá por meio de violentos processos de expropriação e espoliação. Realizados com a participação do Estado, esses processos subordinam a função social da terra aos interesses econômicos.
Na lógica capitalista, o espaço urbano se torna, em essência, um lugar de produção. ... Ou seja, o espaço urbano é resultado de ações engendradas por sujeitos que consomem e produzem o espaço urbano. São agentes sociais concretos, e não um mercado invisível ou processos aleatórios atuando sobre um espaço abstrato.
Resumo sobre o mercantilismo Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo. ... No Brasil, o mercantilismo se materializou no comércio de mercadorias e no Pacto Colonial.
As principais características do Capitalismo Industrial são: Industrialização e desenvolvimento dos transportes. ... Transformação das manufaturas em produtos industrializados. Produção em larga escala.