Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. ... No Brasil, 80% do farelo de soja, junto com o milho, compõem a ração fabricada para a alimentação animal. É a transformação da proteína vegetal (grão) em proteína animal (grão mais carne).
A soja é a mais importante cultura agrícola do Brasil e abastece o mercado interno com óleo comestível e óleo para produção de biodiesel, bem como com farelo na produção de suínos e aves.
A soja é extremamente rica em proteína, o que fortalece os animais. A demanda por carne tem aumentado a cada dia. Por isso, a demanda por soja para alimentar o gado também. Além disso, o óleo de soja é o óleo vegetal mais consumido no mundo, tendo 25% do mercado global.
O grão de soja possui grande variedade de uso. Na indústria de alimentos, por exemplo, é utilizada como matéria-prima para a produção de chocolates, temperos e massas. O óleo é processado e utilizado para cozimento, fabricação de margarina e maionese.
A China tem aumentado compras de produtos agrícolas e outros dos EUA após os dois lados terem assinado um acordo comercial inicial em janeiro passado. ... Processadores chineses importam soja para esmagamento e produção de farelo de soja para ração e fabricação de cozinha.
A maior parte vira ração, com foco na produção de carnes. Contribuiu também a guerra comercial entre China e Estados Unidos, único mercado capaz de produzir e exportar grãos em patamares próximos aos do Brasil. Não há sinais de arrefecimento do apetite chinês. ... E as exportações da soja devem continuar aumentando.
Países da União Europeia e asiáticos, principalmente a China, importam milhões de toneladas da soja produzida no Brasil para alimentar os animais confinados por lá.