A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
Monóxido de carbono e hidrocarbonetos são algumas das substâncias presentes na fumaça, que podem agravar problemas respiratórios. "Problemas respiratórios, principalmente pessoas que já têm bronquite, asma, sinusite, rinite, asma.
No processo de combustão, os motores a diesel emitem gases e materiais particulados que diminuem a qualidade do ar. Essas emissões foram classificadas como cancerígenas para seres humanos pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), ligada a ONU.
A emissão de fumaça preta por veículos movidos a óleo diesel é um dos principais problemas ambientais nas áreas urbanas, porque esse poluente: a) contém minúsculas partículas de fuligem envolvidas por óleo altamente tóxico. b) contém gotículas de óleo que se depositam sobre a pele, causando micoses.
A tecnologia a diesel é mais moderna, com altas taxas de compressão, que permitem maior aproveitamento da potência do motor e injeção direta de combustível. As principais vantagens do diesel são o baixo consumo e a capacidade de acelerações mais fortes.
O óleo diesel é um combustível líquido derivado de petróleo, utilizado em motores ciclo Diesel (de combustão interna e ignição por compressão), composto majoritariamente por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos, podendo conter, em menor proporção, nitrogênio, enxofre e oxigênio.
A fumaça branca é inofensiva quando aparece em dias muito frios, devido ao vapor produzido pelo ar condensado. Fora isso, é um sinal de alerta. Nos carros, se ela aparecer enquanto o motor estiver aquecido, há grandes chances de ser líquido no radiador.
A fumaça branca encontrada em carros com motor aquecido, pode ser resultado da presença de liquido do radiador. Esse sintoma geralmente é provocado pela passagem de água através da junta do cabeçote defeituosa, que acaba atingindo a câmara de combustão e finalmente sai pelo escape.
O óleo diesel, de forma geral, tem grandes aplicações nos setores rodoviário (quando utilizado em carros, ônibus, furgões e caminhões) e industrial (quando utilizado em geradores elétricos ou para manter o aquecimento em caldeiras). Vale ressaltar que pequenas embarcações também fazem uso desse combustível.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.