Principais Aplicações: Embalagens: bolsas, garrafas, caixas, embalagens de alimentos, embalagens para compostos químicos, frascos, rolhas, tampas, cápsulas. Eletrônicos: isolante de fios. Automobilístico: tubos, mangueiras e conexões de recipientes de combustível.
O plástico, facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, sacola, toalhas, embalagens, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos.
O setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilização crescente dos plásticos, em função de suas excelentes características, entre elas: transparência, resistência, leveza e atoxidade.
O plástico PP, também chamado polipropileno, é atóxico, transparente e termoplástico, o que permite que ele seja moldado quando está em altas temperaturas.
Possuidores de excelentes propriedades, os plásticos são materiais de embalagem extremamente versáteis. ... O plástico pode ser rígido ou flexível, transparente ou opaco, resistente à humidade ou solúvel em água - as possibilidades são praticamente infinitas.
petróleo O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas).
Os plásticos são produzidos através de um processo químico chamado polimerização, que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais, tais como algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex, entre outros, são comuns em plantas e animais.
As embalagens plásticas protegem e preservam os alimentos perecíveis por mais tempo, mantendo o seu sabor natural e valor nutricional, e reduzindo o desperdício e o uso de conservantes. Elas ainda evitam a contaminação e a propagação de germes durante todo o processo de fabricação, distribuição e exibição nas gôndolas.
5 – PP Polipropileno: Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros.
O saco PP ou polipropileno, é um tipo de embalagem muito procurada pois é transparente e brilhante com o aspecto de cristal, tendo o mesmo efeito do vidro, sendo assim, não altera o visual dos produtos que podem ser expostos para os clientes dentro da embalagem.