A PIO normal está entre 12 e 22 mmHg (milímetros de mercúrio). Um exame importante para medir a PIO é a tonometria.
Aplicando estatística gaussiana, a gama de «pressão normal» situa-se entre os 11 e os 21 mmHg que corresponde aos valores compreendidos entre a PIO média e dois desvios padrão, considerando-se que 21 mmHg é o valor superior da normalidade.
A pressão alta nos olhos é causada por um desequilíbrio entre a produção de líquido ocular, chamado humor aquoso, e sua eliminação, devido ao mau funcionamento dos canais que fazem a drenagem desse líquido, o que leva a um acúmulo de líquido dentro do olho, e como consequência ocorre um aumento da pressão ocular.
O exame de pressão ocular, também chamado de Curva de Pressão Ocular, é um exame fundamental no diagnóstico do glaucoma, doença considerada a segunda maior causa de cegueira no mundo. O desenvolvimento da doença está diretamente relacionado com o aumento da pressão intraocular.
O glaucoma é muito mais do que a elevação da pressão intra ocular - PIO. É considerada uma pressão normal aquela compreendida entre 10 e 20mmhg, porém existem glaucomas de pressão normal como também existem pacientes com pressão considerada alta e sem glaucoma.
Sintomas da pressão intraocular elevada