O PL 490, no entanto, cria um "marco temporal": só serão consideradas terras indígenas os lugares ocupados por eles até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.
Texto do PL 490, aprovado em comissão, permite o contato com indígenas isolados caso haja "utilidade pública". Empresas privadas podem realizar a aproximação com estes grupos caso contratadas pelo Governo.
Em 14 de julho de 2021, a Câmara dos Deputados aprovou a PL do Mandante, que faz com que o time mandante do jogo tenha todos os direitos de transmissão, que antes era dividido com o time visitante.
Quem tá querendo colocar um projeto pra retaliar os direitos dos povos indígenas num momento de pandemia? A quem interessa?", questiona a deputada. "Aos povos indígenas não interessa.
Perfect Liberty — instituição religiosa de origem japonesa, de caráter ecumênico e humanista. Língua polaca — cujo código ISO 639 é "pl" Polónia — cujo código ISO 3166-1 alpha-2 é "PL" Índice Preço/Lucro.
O marco temporal define que uma terra indígena só pode ser demarcada se for comprovado que as comunidades originárias já estavam estabelecidas sobre o território requerido na data da promulgação da Constituição Federal, ou seja, em 5 de outubro de 1988.
Desde junho de 2020, uma série de conflitos entre indígenas e garimpeiros são registrados no território, nas comunidades Maloca do Macuxi, Xirixana de Helepi e, mais recentemente, em Palimiú, no município de Alto Alegre, ao Norte de Roraima.
PEC 215/2000 é uma proposta de emenda constitucional brasileira. Tem a intenção de delegar exclusivamente ao Congresso Nacional o dever de demarcação de territórios indígenas e quilombolas, bem como a ratificação de um terreno já aprovado.