Pré-adolescência é fase mais difícil para a mãe; especialistas dão 6 dicas - 16 - UOL Universa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. É normal que aconteçam conflitos internos e externos. É uma fase crítica na vida do indivíduo. O adolescente, muitas vezes, é tido como rebelde, problemático, desobediente, entre outros.
O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.
Se você acha que a idade mais difícil de lidar com as crianças são "os terríveis dois anos" está muito enganado. Pelo menos é isso que diz uma pesquisa da ferramenta OnePoll com 2 mil pais e mães estadunidenses de filhos entre 6 e 12 anos que apontou que a idade mais desafiadora para o convívio são os 8 anos.
Do ponto de vista biológico, a adolescência é marcada pelo início da puberdade e o fim do crescimento físico, com alterações ao nível dos órgãos sexuais e de características como a altura, o peso e a massa muscular. É também um período de grandes alterações ao nível do crescimento e maturação do cérebro.
Entenda que é muito comum que os filhos adolescentes sintam vergonha dos pais, por isso evite expor sua intimidade, por exemplo, na frente de outras pessoas. Praticar o respeito, não ridicularizando suas roupas, comentando sobre a namoradinha ou abraçando e beijando em público, será de grande ajuda.
4 - Emoções intensas. A puberdade faz parte da adolescência. ... Outra parte do corpo que também se desenvolve é a amígdala, que liga as informações sensoriais às respostas emocionais e, junto às alterações hormonais, dá origem aos sentimentos de raiva, medo, agressividade, excitação e atração sexual.
É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.