1 embigo. Formas de relevo em forma de umbigo: 2 abatimento, concavidade, depressão.
Existem diversas causas para a dor que se localiza na região do umbigo, principalmente por alterações intestinais, que vão desde distensão por gases, contaminação por vermes, até doenças que causam infecção ou inflamação abdominal, como gastroenterite, apendicite, intestino irritável ou obstrução intestinal, por ...
Dar demasiada importância para si próprio; ser egoísta.
Existem muitas outras explicações para o formato dos umbigos. Dentre elas, o modo pelo qual o cordão umbilical é cortado após o bebê nascer. Se o médico deixar o cordão longo demais, este irá pesar no momento da cicatrização e, provavelmente, o umbigo ficará para fora.
É muito comum ouvirmos das pessoas, principalmente de quem vive no interior, a palavra IMBIGO em vez de UMBIGO, aquela cicatriz que temos na barriga resultante do corte do cordão umbilical. Esclareço a todos que a versão IMBIGO não existe nos dicionários da língua portuguesa, apenas UMBIGO.
Voltando ao nosso tema, perceba o que é o umbigo-centrismo? Isto é uma prática qualitativa daquele que diante do universo, olha somente para o seu umbigo, vivendo uma vida egoísta, distante da partilha. ... Que se dane, desde que ele umbigo-centrista, consiga ter e ter muito mais até em detrimento da existência do outro!
Deixe seu umbigo quieto. Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.
Quando ainda é útil, ele serve como uma espécie de canal de troca entre o feto e sua mãe. Por ele correm três vasos sanguíneos, sendo uma veia e duas artérias, que permitem que o feto seja nutrido, receba anticorpos, tenha seu sangue oxigenado entre outras coisas que permitem que ele sobreviva no útero da mãe.
Quem prioriza apenas a si mesmo, quem só vê seu próprio umbigo dentro do seu universo egoísta, sem perceber o sofrimento alheio ou as emoções negativas que suas atitudes provocam, ser forte é também saber dizer não a esse tipo de pessoa.
Após o nascimento, esse cordão é cortado a uma distância de dois a três centímetros da barriga do bebê, formando o chamado coto umbilical. Uma vez que o bebê cresce, esse coto vai sendo recoberto pela pele do abdômen, dando origem ao "buraquinho" que temos na barriga.