Mas a origem de todos é a mesma: vêm do latim "saxa", que significa algo como "seixo" ou "rocha". A palavra latina sofreu uma mudança no português arcaico para "sausa" e depois evoluiu para "sousa".
A palavra "Sousa" vem, segundo os estudiosos, do latim Saza ou Saxa, que significa seixos, pedras ou rocha. Há um rio e uma pequena povoação, em Portugal, com o nome Sousa.
Outros derivam de Salsa, donde Souza, Sousa, o que não apresenta dificuldade fonética. Cortesão faz diferença entre Sousa, nome do rio, e Souza, nome da povoação, derivando aquele de saza e este de Socia (Antenor Nascentes, II,286). Uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal.
O brasão da família Souza tem como cor predominante o vermelho. Ele é dividido em quatro quartos onde o primeiro e o quarto representam armas antigas do reino de Portugal e o segundo e terceiro de com uma caderna de crescentes de prata.
Um 12º neto de Dom Egas, MARTIN AFONSO DE SOUSA, foi o comandante da expedição que fundou o primeiro núcleo de colonização no Brasil. ... AFONSO III, que se casaram com duas netas de MEM GARCIA DE SOUSA, neto do conde D. MENDO, o SOUSÃO, em quem veio ficar esta família.
Cruz e Souza foi um poeta simbolista brasileiro. Ele foi o precursor do movimento simbolista no Brasil com a publicação de suas obras "Missal" (prosa) e "Broquéis" (poesia) em 1893.
Sousa é um sobrenome muito frequente nos países de língua portuguesa. Sua origem é toponímica. São comuns as formas Souza (grafia arcaica) e Sosa (em castelhano).
Entre os espanhóis, Diaz; entre os portugueses, Dias. É um patronímico de origem, ibérica, do prenome Diego ou Diogo, que, por sua vez, vem do latim Didacus, cuja origem é Santiago, de sanctus e Iagus, contração de Iacobus (Jacó), latinização do hebraico Ya'akov.
Porque o sobrenome "Silva", além de ser muito usado em Portugal, também foi dado a milhares de escravos trazidos para o Brasil durante o período colonial. ... Além disso, muitos portugueses que vinham para o Brasil em busca de vida nova adotavam o "Silva" para se beneficiar do anonimato que o sobrenome comum oferecia.