A origem do nome Pará vem do termo "pa'ra", o mesmo que "rio-mar" na língua tupi-guarani. Era assim que os índios denominavam um dos braços – o direito - do rio Amazonas.
Cidade brasileira capital do estado do Pará, situada na região Norte do Brasil; Belém do Pará. Etimologia (origem da palavra Belém). A palavra Belém deriva do hebraico, pelo latim "Bethlehem", sendo seu sentido mais comum em hebraico "casa do pão".
Você sabia? ...que a origem do nome Pará vem do termo Pa'ra, que significa rio-mar na língua indígena tupi-guarani? ... que o Pará teve um elevado número de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e japoneses.
No século XVIII, a região se torna o Estado do Grão-Pará e Maranhão. Em 1850 seu nome torna-se Província do Grão-Pará e Rio Negro, quando, em 1889, fica apenas como Estado do Pará.
Ao chegarem à região, os portugueses deram primeiramente o nome à terra de Feliz Luzitânia, que foi depois substituído pelo de Grão-Pará (grande rio), para finalmente, se tornar apenas Pará. Além de ser o principal rio do Estado, o Amazonas é também a grande via hidroviária regional.
Grão-Pará é o nome com o qual o atual estado do Pará era conhecido no períodos colonial e imperial. Os portugueses chamaram o território recém-ocupado de "Terra de Feliz Luzitânia", nome logo depois foi substituído pelo de Grão-Pará (grande rio-mar), para finalmente, se tornar apenas Pará. ...
Em 12 de janeiro de 1616, a cidade de Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco. Lançou os alicerces da cidade no lugar hoje chamado de Forte do Castelo. ... Ao redor do forte começou a formar-se o povoado, que recebeu então a denominação de Feliz Lusitânia, sob a invocação de Nossa Senhora de Belém.
Segundo estimativa do IBGE de 2019, a população do município é de 1.492.795 habitantes, sendo o décimo segundo mais populoso do país e o segundo da Região Norte. Quem nasce em Belém é chamado de belenense.
O Estado do Pará fica situado na região Norte do Brasil. O Pará tem o segundo maior território do país, perdendo apenas para o Amazonas.