O brasileiro Antenor Nascentes e o português José Pedro Machado viram a matriz de chulé numa palavra do cigano ou romani: chulló ou chullí, "gordura de porco rançosa".
O famoso chulé, termo popular usado para descrever o mau cheiro dos pés, tem o nome técnico de bromidrose plantar. O chulé ou bromidose surge devido à ação de bactérias sobre o suor em determinadas partes do corpo. O nosso suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, sendo naturalmente um líquido sem odor.
substantivo masculino [Popular] Sujidade formada pelo suor dos pés. O mau cheiro que dela se desprende.
O suor e a renovação da pele forram a pança das bactérias. Só que, depois de comer, elas soltam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, os responsáveis pelo mau cheiro. Como a meia e o calçado não deixam os pés ventilarem, o odor se intensifica.
Chulé é o nome popular dado à bromidrose quando acontece nos pés, mais precisamente podobromidrose. É causada pelo suor excessivo na planta dos pés e agravada pela falta de higiene.
BICHO-DE-PÉ
Como acabar com o chulé? Confira 7 dicas incríveis!
Como tirar o chulé dos sapatos Jogue dentro dos sapatos bicarbonato de sódio, ou pó antisséptico, ou sal fino de cozinha imediatamente, e coloque-os para arejar na sombra por 6 horas. Depois retire o sal de cozinha e guarde o sapato. Ele estará pronto para ser usado novamente e sem chulé!
Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera a co-lé-gi-o a separação silábica correta para a palavra colégio, classificando-a como proparoxítona, ao invés de paroxítona terminada em ditongo crescente.
OXÍTONA – Sílaba tônica é a última da palavra. ex: picolé, chulé, chaminé.