Etimologia. O vocábulo "álgebra" e "algebrista" são derivado do termo al-jabr, que na língua árabe significa "arte de reunir ossos quebrados" ou "cirurgião-barbeiro", aquele que faz "reunião" ou "conexão".
A origem da álgebra remete à antiga Babilônia, que estava localizada na região centro-sul da mesopotâmia. Lá os matemáticos desenvolveram um avançado sistema aritmético, que possibilitava cálculos algébricos. Este sistema permitia a aplicação de fórmulas e o cálculo de soluções para cógnitas.
ALFINETE – veio do Árabe al-filed, "alfinete", com provável mistura com a palavra "fino".
Como um ramo da matemática, a álgebra surgiu no final do século XVI na Europa com a obra de François Viète. A álgebra pode ser considerada como cálculos semelhantes aos da aritmética com além dos números matemáticos. No entanto, até ao século XIX, a álgebra consistiu, essencialmente, da teoria das equações.
413) definem o pensamento algébrico como "um processo no qual os alunos generalizam ideias matemáticas de um conjunto particular de exemplos, estabelecem generalizações por meio do discurso de argumentação, e expressam-nas, cada vez mais, em caminhos formais e apropriados à sua idade".
Na segunda metade do século VI a.C., começam a surgir as primeiras divisões nas ciências.
1. Ciência de cálculo das grandezas, representadas por letras. 2. Livro que trata dessa ciência.