O samba de gafieira é um gênero musical e uma dança. ... Acredita-se que o Samba de Gafieira tenha se surgido de ritmos de origem africana como o batuque e o lundu. Pensa-se que o nome "Samba de Gafieira" refere-se ao lugar onde, em meados do século XX, era comum dançar esse ritmo.
É um estilo de dança de salão elegante e técnica com fortes influências de ritmos africanos. Um sincretismo de movimentos oriundos do lundu, maxixe, polca e tango. Surgiu no Rio de Janeiro no século XX, como ritmo urbano acompanhado de versos e refrões.
Porquê? Handebol, basquetebol, futebol e voleibol.
Gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de música em compasso binário e ritmo sincopado.
O estilo foi criado no Rio de Janeiro no século XX e propagado por negros que migraram da Bahia.
O pagode surgiu das festas e comemorações feitas nos fundos dos quintais do subúrbio carioca, nas quais se cantava as alegrias e os lamentos das pessoas que lá viviam.
As características do samba de gafieira A coreografia acompanha a música em compasso binário e ritmo sincopado. A postura do dançarino é sempre de conduzir a dama, exibindo-a ao salão e, ao mesmo tempo, protegendo-a, para que outro homem não a tire para dançar.
Um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieira é a atitude do dançarino de frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. Na hora da dança, o homem conduz a sua dama, e nunca o contrário.
Praça Tiradentes Situada na Praça Tiradentes, região revitalizada do Centro Histórico, a tradicional casa de dança, que recebeu da prefeitura o título de Patrimônio Cultural Carioca, destaca-se por seus anos de história e resistência cultural.
O Samba de Gafieira foi propagado pelos negros que migraram da Bahia para o Rio de Janeiro na segunda metade do século XX, se instalando nos bairros cariocas da Gamboa e da Saúde.