2. Margem de Contribuição Unitária. O valor corresponde ao quanto cada produto ou serviço contribui para o pagamento de todos os gastos fixos da empresa.
Margem de Contribuição unitária = Preço de Venda unitário – ( Custos Variáveis unitários + Despesas Variáveis unitárias)
Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos gastos variáveis, composto por custo variável e despesas variáveis.
Margem de Contribuição é um indicador econômico-financeiro capaz de dizer exatamente se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e, ainda assim, lucrar. Trata-se de uma informação fundamental, até porque volume de vendas não é sinônimo de lucratividade.
Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta: Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
A margem de contribuição se trata de um indicador responsável por apontar se a receita de uma empresa é ou não o bastante para obter lucros após quitar todos as despesas e custos fixos correspondentes a qualquer período.
O cálculo da margem de contribuição é feito pela seguinte fórmula: MC = PV – (CV + DV), onde PV é o preço de venda unitário, CV é o custo variável unitário (custo de aquisição, custo de matérias-primas, hora-homem, hora-máquina, insumos, etc) e DV é a soma das despesas variáveis (corresponde aos valores que você ...
A margem de contribuição é calculada da seguinte maneira: receita bruta obtida pela venda de produtos ou serviços menos os custos e despesas variáveis. O resultado é quanto está disponível para custos fixos — ou estruturais — e, portanto, para o lucro. ... Assim, sua margem de contribuição é de 13 mil.
A margem de contribuição se trata de um indicador responsável por apontar se a receita de uma empresa é ou não o bastante para obter lucros após quitar todos as despesas e custos fixos correspondentes a qualquer período. ... A margem representa a diferença entre o valor e os custos de determinados produtos no ato da venda.
A margem de contribuição é uma ferramenta gerencial que permite ver se a receita que sobra da venda dos produtos ou mercadorias é suficiente para cobrir os gastos fixos do negócio. É por meio dessa análise que se pode entender por que uma empresa que vende bem não consegue gerar lucro para os seus sócios.