Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. ... As pirâmides populacionais são importantes no sentido de elaborarem um planejamento público a médio e longo prazo.
A base da pirâmide apresenta a população mais jovem, enquanto no topo estão inseridas as faixas etárias dos idosos. Dessa forma, o termo "pirâmide" diz respeito ao desenho clássico do gráfico, com base larga e topo estreito, o que lembra uma forma triangular de uma pirâmide.
É possível dividir a pirâmide em três partes: a base, composta pelo grupo de jovens (0 a 19 anos); o corpo, composto pelo grupo de adultos (20 a 59 anos); e o ápice, composto pelo grupo de idosos (60 anos ou mais).
Sua análise permite observar a dinâmica populacional no que diz respeito aos indicadores sociais como expectativa de vida, taxa de natalidade (número de crianças nascidas vivas em um ano), taxa de mortalidade (número de óbitos no período de um ano).
As pirâmides do Egito são importantes monumentos do Egito Antigo. As estruturas feitas de pedra calcária foram construídas para guardar os corpos dos faraós, que, na época, eram vistos pela civilização egípcia como uma espécie de divindade escolhida para serem mediadores entre deuses egípcios e humanos.
A importância das pirâmides etárias como indicador social O uso das pirâmides etárias como indicador social permite o estudo da organização de determinadas sociedades. Esse estudo pode ser feito ao longo dos anos e permite a análise da dinâmica social em um determinado recorte espacial.
A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante. ... Já os países subdesenvolvidos, têm a maioria da população na faixa jovem e a faixa dos idosos bastante reduzida.
Os países menos desenvolvidos, com menores taxas de qualidade de vida e expectativa de vida baixa apresentam a base sempre mais extensa que as demais, e até mesmo uma pirâmide curta, em relação a baixa expectativa de vida. ...
Uma pirâmide etária estrutura-se por agrupamentos em barras horizontais de grupos de idades separados por sexo. As partes mais inferiores da pirâmide representam os grupos mais jovens em termos de faixas de idade, ao passo em que as suas partes superiores representam a população idosa.