A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.
Os desenvolvimentos pessoais que a ludicidade proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ...
Ludicidade vem do termo lúdico, que está relacionado a jogo ou a brinquedo. Dessa forma, atividades lúdicas normalmente passam por estratégias que utilizam esses instrumentos, sejam brincadeiras em roda, com dança, no parquinho, jogos de tabuleiro, jogos de palavras, gincanas, entre outros.
A ludicidade proporciona ao educando o seu desenvolvimento pessoal, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, desenvolvimento pleno do processo de ensino e aprendizagem.
Pois a educação com ludicidade exige espontaneidade, criatividade e reconhecimento de que a criança têm uma postura ativa nas situações de aprendizagem e, quando o objetivo da escola está centrado em conteúdos, provas, metas e outros tipos de cobrança, a professora dificilmente conseguirá proporcionar momentos lúdicos ...
O professor precisa oferecer atividades que eles consigam mediar à distância e contar com a ajuda de pais e responsáveis para contribuir na realização. Para esse fim, a ludicidade que já é presente na sala de aula, se faz indispensável para as aulas remotas.
No primeiro seguimento até na Educação Física Infantil, a gente tem que trabalhar visar muito esta parte lúdica. Porque você trabalhar até o 1º ano, você consegue desenvolver, encantar as crianças com a ludicidade.
É preciso aplicar estratégicas de forma lúdica, seja através das brincadeiras, do ritmo de uma música, das poesias, das rimas ou do envolvimento da turma nas elaborações de atividades. Os jogos precisam estar no planejamento do professor e ele deve motivar seus alunos na criação de novos jogos.