A CPLP tem como objetivo a concertação político-diplomática e a cooperação em todas as suas formas e a promoção e defesa da Língua Portuguesa, através de um intenso diálogo cultural. ... A cooperação multilateral no domínio da Educação assume um importante desígnio na CPLP.
A 17 de Julho de 1996, em Lisboa, realizou-se a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objetivo é o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros". ... No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante.
Ou seja, a presença do Brasil na CPLP pode ser vista sob duas perspectivas: de um lado, no uso da mesma para projetar os interesses brasileiros no exterior, ou seja, uma instrumentalização feita pela política externa brasileira, visando maximizar o uso de todos os recursos possíveis existentes, inclusive para ocupar ...
Estados membrosPaísEstatutoContinentePortugalMembroEuropaSão Tomé e PríncipeMembroÁfricaTimor-LesteMembroÁsiaGuiné EquatorialMembroÁfrica
A CPLP tem como objetivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico. ... Os objetivos dos PALOP centram-se mais em aspetos de solidariedade social e na definição de um espaço, em África, marcado por um facto histórico comum: o terem sido países colonizados por Portugal.
17 de julho de 1996, Guiné-Bissau Comunidade dos Países de Língua Portuguesa/Fundação
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia financeira.
CPLP é a sigla referente a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organização fundada em 17 de julho de 1996, que tem por objetivo procurar uma maior união e cooperação entre seus integrantes, de língua oficial portuguesa, que atualmente são oito: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São ...
Veja a lista com 9 países que possuem a língua portuguesa como idioma oficial: