No século 16, o Pelourinho era um método de punição brutal e muito utilizado pelos donos de terras na região. Os escravos eram amarrados no poste madeira e depois chicoteados aos olhos do público. ... O método de tortura só foi extinto com a Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, em 1888.
Antes de ser nome próprio, pelourinho era um substantivo comum com o sentido de "coluna de pedra ou de madeira, colocada em praça ou lugar central e público, onde eram exibidos e castigados os criminosos" (Houaiss).
O nome 'pelourinho' é originado da coluna de cantaria (pedra) com argolas de bronze, na qual escravos eram amarrados e torturados. ... O comerciante relata que os senhores de engenho colocavam os escravos para vender produtos.
O Pelourinho está intimamente ligado a fundação de Salvador e ao desenvolvimento do Brasil na época colonial, e é um dos lugares mais visitados pelos turistas que vão a Salvador, seja para uma visita histórica ou cultural o Pelourinho é o ponto de partida ideal para descobrir Salvador.
O "pelourinho" era construído nos engenhos, afastado da cidade. A fim de demonstrar à população sua força e poder, os senhores de engenho resolveram construir um "pelourinho" no centro da cidade, instalando-o no largo central, hoje área localizada em frente a casa de Jorge Amado.
Salvador Pelourinho/Cidade
As últimas décadas do século passado foram decisivas para o Pelourinho, pois foi quando houve o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela ONU e nos anos seguintes se deu a chegada de vários gêneros artísticos para ocupar o revigorado, restaurando e reestruturado centro histórico e seu casario.
Durante a escravidão, era ali que os escravos eram torturados. Pelourinho é o nome que se dá à coluna de pedra em que bandidos e escravos eram amarrados para ser castigados. E, em Salvador, que foi a primeira capital brasileira, até 1763, aquele era o palco do sofrimento.
Edificada sobre uma colina, dominando uma imensa baía em ponto estratégico da costa brasileira, teve como objetivo centralizar as ações de Portugal, na América, e facilitar as transações comerciais com a África e o Oriente. ...
Entre 19, vários monumentos do centro histórico foram tombados pelo Iphan, para garantir a preservação do Largo do Pelourinho e do seu entorno imediato.