- Raízes respiratórias, de aeração ou pneumatóforos: Essas raízes são muito comuns em plantas que vivem em manguezais, principalmente por realizar trocas gasosas com o meio ambiente. Possuem geotropismo negativo e por isso podem ser vistas saindo do solo.
O caule é um importante órgão vegetal relacionado, entre outras funções, com o alongamento e orientação da parte aérea. Algumas plantas possuem caule com algumas funções diferenciadas, como o armazenamento de nutrientes.
As raízes aéreas das plantas ajudam a diminuir a velocidade do curso das águas e das ondas, diminuindo os impactos sobre os solos e contendo processos erosivos. Além disso, essas raízes e demais formas de vegetação ajudam a conter os sedimentos e contribuem para uma espécie de "filtragem" das águas.
O solo dos manguezais caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição.
A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas.
Região meristemática: região onde se encontra o meristema primário e onde as novas células da raiz são produzidas. ... A coifa é formada por células parenquimáticas e tem como função proteger os meristemas primários da abrasão (desgaste por atrito) com o solo.
O caule possui duas funções principais: suporte e condução de substâncias, mas também pode servir como reserva nutritiva. Condução: as substâncias produzidas nas folhas (seiva elaborada) são transportadas pelo caule, através do floema. Esses compostos são levados para todas as partes da planta, onde serão consumidos.
O solo lodoso dificulta a fixação das plantas (árvores e arbustos), por isso elas apresentam raízes-escoras ou aéreas.
Os manguezais possuem pequenos arbustos e plantas que se adaptam e desenvolvem em locais alagados e com alto teor de salinidade. Além disso, estão presentes também gramíneas que se desenvolvem junto ao solo, samambaias, bromélias e hibiscos, todas sendo plantas de boa adaptação aos solos encharcados.