O sangue é uma substância fluida que possui funções fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como transportar oxigênio, nutrientes e hormônios para as células, defender o corpo contra substâncias estranhas e agentes invasores e regular o organismo, além de ser responsável por retirar do tecido as substâncias ...
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que se destaca por apresentar-se como um fluído de cor vermelha e viscoso. Caracteriza-se por apresentar uma matriz líquida (plasma), em que se encontram suspensos os elementos celulares do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).
Compõe-se de uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas. Onde nasce: o sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno.
Os elementos figurados do sangue são: Os glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos - que servem para transportar gases, como o oxigénio e o dióxido de carbono; Os glóbulo brancos ou leucócitos - que servem para defender o organismo contra corpos invasores; As plaquetas - que servem para coagular o sangue quando há um ...
O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.
O sangue é uma mistura de várias células suspensas num líquido chamado plasma. O plasma representa sensivelmente 55% da composição do sangue e tem cor amarelada. Cerca de 91% da sua composição é água, os restantes 9% são proteínas (7%), gases e nutrientes (2%).
O sangue: Transporta oxigênio, água e nutrientes para todos os tecidos do corpo. Coleta produtos residuais dos tecidos e os leva para serem removidos. Transporta células e proteínas que ajudam a defender o corpo contra substâncias estranhas.
Existem 3 tipos principais de células sanguíneas:
O plasma carrega e realiza trocas de materiais necessários às células. Esta é a parte líquida do sangue. Na parte mais sólida do sangue, estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos).