O Programa Saúde da Família (PSF) é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de oferecer a atenção básica/primária de forma mais resolutiva e humanizada, sendo fundamental à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma reflexão mais ampla a respeito do processo saúde/ ...
Programa Saúde da Família (PSF) Os médicos devem atender a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolver com os demais integrantes da equipe ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população.
No PSF o enfermeiro desenvolve atividades administrativas, educativas e de assistência básica de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, tanto na Unidade de Saúde da Família quanto na comunidade junto às famílias da área.
É uma unidade de atendimento a nível primário, ou seja, que prima pela prevenção. Não espere ficar doente para procurar, vamos prevenir. Estas unidades estão distribuídas no Município para garantir a prevenção, ordenar o cuidado, orientar e encaminhar.
O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF). Seu principal propósito: reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
A atenção básica visa à melhoria da qualidade de vida da população e promoção à saúde coletiva principalmente, o acompanhamento de doenças crônicas, como doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hipertensão, hanseníase, tuberculose e doenças pulmonares.
O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. É conhecido hoje como "Estratégia de Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa".
O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias; promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de ...
R$ 4.205,00 Hoje quem trabalha como Enfermeiro PSF ganha em média um salário de R$ 4.205,00.
O protagonismo do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde Algumas delas incluem planejamento, execução e avaliação dos serviços, prescrição medicamentosa, consultas e solicitação de exames, entre outras.